This is my trademark for Workshops program

# Fundamentos de Fotografia

A quem se destina:

Este workshop destina-se a todos aqueles que não tenham os conhecimentos básicos de fotografia e que pretendam aprofundar aquilo a que chamo de fundamentos. Esta palavra é mais adequada na medida em que se trata de alicerces que permitem a posteriori evoluir num regime auto-didacta de aprendizagem, mas com a segurança dada pelos alicerces.
Principalmente, iremos perceber como dominar o aparelho fotográfico e que a fotografia não é uma ciência do acaso, mas uma ciência controlada e que é possível obter resultados consistentes.

Todos os que adquiriram uma câmara com controlo mais avançado, mas que não sabem como tirar partido das suas potencialidades, esta é uma formação que lhes dará a confiança de que os problemas não estão no aparelho, mas na forma como o usamos. Irão perceber que os automatismos em fotografia apenas servem uma percentagem das situações e que o resto são excepções, que só com controlo manual conseguem ser satisfeitas.

Conteúdos:

O aparelho fotográfico: como funciona;
Luz: leis, propriedades, tipos, como controlar;
Fotometria: diferentes tipos de medição;
Nível de exposição: o que é, a sua base, sistema de zonas;
Perspectiva e Ponto de Vista;
Objectivas: distâncias focais e perspectiva;
Composição;
Géneros fotográficos;
Motivação;
Formatos de ficheiros digitais;
Histograma: explicação e como analisar;
Referências importantes: fotógrafos; sites técnicos; etc

Duração:

18h – 6 sessões de 3h em horário pós-laboral
Datas a anunciar

Materiais:

Inclui a entrega de um caderno de campo, formato 17x11,5cm (80p), onde consta a matéria abordada e com páginas em branco para tomar notas, certamente de utilidade futura, pois a fotografia encerra muitos conceitos que precisam sobretudo de ser interiorizados para que se tornem um gesto automático.

Também serão fornecidos links interessantes na área da fotografia a nível artístico e técnico, que ajudam a adquirir uma cultura visual importante e a conhecer o que são boas fontes de informação. Este último aspecto revela-se de grande importância face ao mundo da internet, pois nem tudo são boas fontes.